sábado, 17 de maio de 2008





Tô até agora babando!!!
Na última terça-feira o programa Circo do Edgard Do canal Multi Show contou com a presença de nada mais nada menos do que duas grandes artistar brasileiras:
Elza Soares & Marisa Orth

Da primeira eu falo mesmo sabendo que sou suspeito para fazer tal coisa. "Encabeça" a lista das melhores cantoras brasileiras. Com seu timbre único e sua história de vida que deve ser aplaudida de pé, por horas.


A segunda é uma atriz brilhante, inteligente e bem humorada. Não tem tempo ruim pra Marisa. Está sempre disposta a tudo. E faz de qualquer entrevista um show à parte.


Elza já abriu o programa cantando, junto com Marisa, seu grande sucesso: Lata D'água na Cabeça.
Assim podíamos ouvir a frase: Lata d'água na cabeça... "lá vai nós duas, lá vai nós duas"!! Depois cantarolou "Beba-me" e finalizou o programa com "Mulata Assanhada". E, claro, entre uma música e outra, soltava seus acordes vocais, seus gritos, gemidos e seus rugidos. Os mais diversos e deliciosos.

Di-vaz!!

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Grande Descoberta



(O mundo animal me encanta)





Li não me lembro onde que o bicho-preguiça não pode ser considerado um bicho muito preguiçoso, pois descobriram que ele não dorme 16 horas por dia como se observa nos cativeiros. Solto na natureza esse animal dorme apenas (Risos no “apenas”) 9,6 horas por dia.

O artigo foi além e fez uma comparação com outros bichos: a girafa dorme apenas 2 horas por dia enquanto a cobra do tipo píton, 18 horas.

Eu fiquei muito feliz com a “Super-notícia” e tô me sentindo uma Gi-ra-fa até agora.

Percebo que ultimamente dormir é um luxo para poucos. Sonhar então... ra-ro.

Sonho acordado no meu engarrafamento diário (hummm... engarrafamento... bom assunto pra um futuro post).



Sem contar que tenho pouco tempo pra dormir e ainda tenho que pensar em tudo antes de fechar os olhos.
Aí já viu né?



O "Zzzzz" só chega na hora que o celular faz um "trim trim trim" pra eu acordar.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

1-2+3-4+5-6+...


Sei que para alguns este assunto pode parecer um tanto quanto chato.

Mas estava eu entrando no site Wikipédia e me deparei com um artigo matemático.

Onde dizia que:


"Em matemática a expressão, 1 − 2 + 3 − 4 + … é uma série infinitacujos termos são números inteiros, que vão alternando seus sinais. A série infinita diverge, no sentido que a seqüência de suas somas parciais (1, −1, 2, −2, …) não tende a nenhum limite finito. De forma equivalente, poder-se-ia dizer que 1 − 2 + 3 − 4 + … não possui soma no sentido usual do termo."


Até aí tudo bem. Nada de tão especial e absurdo.

Mas eis que em meados do século XVIII, Leonhard Euler descobriu a seguinte relação qualificando-a de paradoxal:


1-2+3-4+... = 1/4


Isso mesmo: Um quarto.

Depois disso vários outros matemáticos estudaram o assunto e chegaram ao mesmo resultado.


Claro que esse assunto vai agradar a 0,1% dos poucos leitores desse recente blog.

Mas, na minha opinião, acho que vale a pena apresentar pelo menos uma das muitas explicações encontradas para o resultado:


"Dado que os termos (1, −2, 3, −4, 5, −6 …) seguem um padrão simples, pode-se expressar a série 1 − 2 + 3 − 4 + … como uma versão transformada de si mesma e resolver a equação resultante para obter um valor numérico. Supondo que fosse correto expressar s = 1 − 2 + 3 − 4 + … para algum número s, as seguintes relações levam a mostrar que s = 1⁄4:

s = 1 − 2 + 3 − 4 + …
s = (1 − 1 + 1 − 1 + … ) + (0 − 1 + 2 − 3 + … )
s = h − s,
onde h é a "soma" da série:
h = 1 − 1 + 1 − 1 + …
h = 1 − (1 − 1 + 1 − … )
h = 1 − h.
Resolvendo as equações h = 1 − h e s = h − s obtém-se que h = 1⁄2 e s = (1⁄2)h = 1⁄4."


É muito interessante.

Mais interessante ainda é saber que alguns métodos utilizados nessa expressão, ao serem aplicados a expressão 1-1+1-1+1-1... encontra-se o resultado 1/2.


Isso mesmo: Um meio!


Você pode estar se perguntando: Nossa, esses caras eram loucos? Não deviam ter nada pra fazer.

Ou melhor: Nossa, será que Mikke é louco? Por que estaria postando isso?

Postei porque achei interessante. E eu adoro assuntos que fazem as pessoas refletirem.

Tenho certeza que quem aprecia a matemática vai ficar com essas expressões, nem que seja por um breve período, martelando na cabeça.


Se alguém te perguntasse: Qual o resultado da expressão infinita 1-1+1-1+1...?

O que você responderia? Hein? Hein?

Duvido que seria 1/2.





terça-feira, 13 de maio de 2008

Aproveite sua VIDA!


Por que escolhi "carpe diem e noitem" como título do blog?
Primeiro vamos entender a expressão "carpe diem":



Carpe Diem é uma frase em Latim de um poema de Horacio, e é popularmente traduzida para "colha o dia ou aproveite o momento". É também utilizado como uma expressão para solicitar que se evite gastar o tempo com coisas inúteis ou como uma justificativa para o prazer imediato, sem medo do futuro.
Em suma, o "espírito" da
frase pode ser entendido como aproveitar as oportunidades que a vida lhe oferece no momento em que elas se apresentam ou ainda "aproveitar a vida e não ficar apenas pensando no futuro".

Fonte: Wikipédia

Agora já posso responder:
Passei muito tempo pensando no futuro e esquecendo do meu presente. E agora que o sol resolveu brilhar pra mim quero aproveitar cada instante.
Claro que foi uma brincadeira colocar o neologismo "noitem" na frase. Mas coloquei pra expressar que prefiro a noite ao dia. Não me agrada eventos diurnos. Durante o dia eu gosto de descansar, ficar no computador, etc. E quando chega a noite gosto de me divertir com pessoas bacanas. Que, por sorte ou não, estão cada vez mais presentes em minha vida.

Deixo aqui uma dica: Ao acordar cedo repita a você mesmo: Carpe diem!
E quando a noite chegar, mesmo que seja dia de semana e você irá dormir, repita: Carpe noitem!

E Aproveitem todos os momentos do dia, da noite, da vida, da eternidade...

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Olha!! O Ornitorrinco!!


Só pra não dizerem que postei uma mensagem e nunca mais postei nada já vou postar uma notícia interessante (postei postei postar) sobre um animalzinho muito curioso: o Ornitorrinco. Li essa matéria no O Globo Online se não me engano (Tenho memória RAM).




"O ornitorrinco, um animal peludo com bico de pato e dentes, patas palmípedes e cauda achatada tem características genéticas comuns aos répteis, aves e mamíferos, segundo confirma o seu genoma. De acordo com estudo desenvolvido por um grupo internacional de pesquisadores, e publicado na última edição da revista "Nature", o Ornithorhynchus anatinus seria uma "mistura de características pertencentes a um reptiliano ancestral e derivadas dos mamíferos" e com alguns dos seus 52 cromossomas correspondendo aos das aves.

Este animal incomum de 40 centímetros de comprimento que vive na Austrália e na Tasmânia põe ovos e amamenta as crias, pertencendo por isso à ordem dos monotrematas, tem a pele adaptada à vida aquática e o macho segrega um veneno comparável ao das cobras.

"A mistura fascinante de traços no genoma do ornitorrinco fornece muitos índices sobre a função e evolução de todos os genomas dos mamíferos", sublinha num comunicado o principal autor do estudo, Richard Wilson, diretor do Centro do Genoma da Universidade de Washington. Trata-se de um animal "único" por ter conservado as características dos répteis e dos mamíferos, uma especificidade que a maioria destes perdeu ao longo da evolução - assinala Wes Warren, também da Universidade de Washington.
O seqüenciamento do genoma do ornitorrinco foi realizado com base numa fêmea chamada Glennie que vive na Austrália, na Nova Gales do Sul. Depois de compararem este genoma com os do homem, do cão, do rato, do gambá e da galinha, os pesquisadores concluíram que partilha com estes 82% dos seus genes. No total, tem cerca de 18.500 genes, dois terços dos do homem. Entre as suas originalidades, o ornitorrinco nada com os olhos, as orelhas e as narinas fechadas, e serve-se de receptores sensoriais no bico para detectar os fracos campos elétricos das presas debaixo da água. Como não tem tetas, o leite sai da pele para as crias, como nos marsupiais.
Este animal, um dos mais primitivos do ponto de vista evolutivo, chegou pela primeira vez ao Museu de História Natural de Londres em 1799, vindo da Austrália, para espanto dos naturalistas que o estudaram."
Fonte: oglobo.globo.com


Não falei que era um bichinho curioso.

Agora eu vou ficar no aguardo dos pesquisadores mapearem outros Bichinhos curiosos que vemos no nosso dia-a-dia e que até agora não conseguimos compreender.

Alguém se arrisca a citar algum?

Pra começar...

Bem, como primeiro 'post" nesse mais novo blog, falarei um pouco de mim.
É uma coisa super chata mas acho que não custa nada: Sou Economista formado pelo UFF - RJ e trabalho na minha área (Sim... Isso é possível). E recentemente recebi a ótima notícia que fui convocado para um concurso público e após a romaria de exames médicos e comprovações de documentos (fase atual) serei um Funcionário Público Federal. Estabilidade me lembra felicidade. Logo, posso dizer que estou numa fase muito feliz da minha vida. Não só por estar "tranqüilo" (ainda existe trema? Pesquisar) em relação a emprego mas também por fazer parte de uma família que, na atualidade brasileira, posso dizer que é normal e feliz. Tenho uma mãe maravilhosa, um pai "a la os brutos também amam", um irmão fantástico, uma cunhada-irmã e uma sobrinha-afilhada-princesa-linda que a cada dia fica mais bonita e esperta. Acho que pra início de conversa já falei até demais.

Por que criei esse blog?

Não vou falar que foi porque minha cunhada tem um, pois é feio. (Risos)
Pretendo usar esse blog (caso eu encontre tempo e paciência né?) para divulgar notícias não muito importantes, bastante curiosas e interessantes. Tentando sempre que possível expressar minha opinião. Gosto muito de escrever e também gosto muito da Língua Portuguesa, da Literatura e claro da Matemática. Portanto, curiosidades numéricas, poemas, músicas, etc. podem aparecer por aqui.

Sejam bem vindos!